Hoje, 02 de agosto (de 2021), o calendário histórico registra, nas Artes, a morte do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, o Gonzagão, em Recife, no ano de 1989.
Nossas homenagens a esse grande artista popular nordestino e brasileiro e à sua memória (dele).
Luiz Gonzaga do Nascimento (Exu, 13 de dezembro de 1912 – Recife, 2 de agosto de 1989) foi um compositor e cantor brasileiro. Também conhecido como o Rei do Baião, foi considerado uma das mais completas, importantes e criativas figuras da música popular brasileira.
Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo (conjunto básico dos cantores de baião, que ele mesmo definiu), levou para todo o País a cultura musical do Nordeste, como o baião, o xaxado, o xote e o forró pé de serra. Suas composições também descreviam a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino.
Luiz Gonzaga ganhou notoriedade com as antológicas canções "Asa Branca" (1947), "Juazeiro" (1948) e "Baião de Dois" (1950). Pai adotivo do músico Gonzaguinha, Gonzagão influenciou outros artistas da MPB como Geraldo Vandré, Gilberto Gil e Caetano Veloso.
( Coletado da Wikipédia,
em https://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_Gonzaga ,
na data de 02-03/agosto/2021 )